quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Penso,logo tenho dúvidas.Como entender a Vida e o porquê das coisas.

"Eu sei que em mim, isto é, em minha carne, não mora bem algum, porque o querer o bem está em mim, porém não faço. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço.

E se faço o que não quero, já não faço eu, senão o pecado que mora em mim."
Apóstolo Paulo (Rom 7:18-20)



Eu muitas vezes me pego refletindo sobre até que ponto a genética influencia a vida de um ser humano,mais precisamente,seu comportamento. 
Muitas vezes nós nos deparamos com noticiários falando que uma criança cometeu ato brutal e que os pais ficaram desolados porque não entendiam o comportamento de seus filhos.
Os cientistas acreditam que a genética tem grande poder para decidir vários aspectos de vida do ser humano e isso é incontestável em muitos casos,mas em outros,não estou tão certa disso.


Há pessoas que nascem em berço de ouro,com carinho e amor e se tornam de má índole,mimadas arrogantes. Há outras que nascem em berço de palha e,no entanto,conservam pureza em seu coração sem revoltas.
E há pessoas que pôem a culpa no meio,nos familiares e amigos por terem ficado assim ou assado.
Não obstante,podem se tornar serial killers ou desenvolver algum outro tipo de comportamento destrutivo.

Sou cristã,mas eu acredito que nada na vida é por acaso.Há muitas coisas que nos fluenciam direta ou indiretamente por uma razão obscura. 
Se o buraco de minhoca existir,explicaria muita coisa.
Eu ,em alguns casos,sinceramente acredito em pessoas que cometem crimes de assasinato e que dizem não entender porque fizeram tamanho ato ou ainda dizerem que não se lembram.
Nosso corpo,em determinadas situações de estresse, pode desencadear uma carga de energia,a conhecida adrenalina,involuntariamente,dependendo de nosso grau de desgaste físico e mental.
È como se o corpo respondesse ao pensamento,sem passar pela válvula de controle.
O cérebro produz o pensamento e o corpo,executa.

É comum dizermos  que as crianças nascem como "caixas vazias".Você só tem que escolher o que vai colocar dentro.
Será??? Mas como então explicar comportamentos estranhos na criança,como,por exemplo,tortura em animais,ou se vestir com a roupa da mãe (se for menino),ou inventar mentirar para prejudicar o irmão (â) a fim de ter todos os benefícios somente para si?

Eu acredito que temos um trajeto mental pré-definido que esconde-se no subconsciente.Uma personalidade adormecida,como parte de um segundo plano,que só depende de uma falha do nosso sistema motor cerebral para acordar do sono profundo.O bem e o mal dentro de cada um de nós.
Mais ou menos como a Jean Grey em X- Men 3,que possuía a maquiavélica Phoenix adormecida e que,num episódio de grande estresse,passou a assumir o controle absoluto.

 É sabido que muitas pessoas,após sofrerem acidentes,frustrações,perdas de parentes ou amorosas,perda da cômoda situação financeira,etc, surtam. Isso pode acontecer gradualmente ou repentinamente e,ao realizar uma tomografia computadorizada,percebe-se que uma área do cérebro diminuiu de atividade e passou a assumir outra coloração.O hemisfério esquerdo,responsável pelas deduções lógicas,não tem a mesma resposta de um cérebro
Inteligência e loucura caminham juntas?
Há evidências que sinalizam para o sim.
Eu mesma conheço pessoas que são verdadeiros gênios,bem-sucedidos em tudo que fazem e,que,no entanto,beiram a insanidade.Logicamente,acreditam que são normais.
Se lermos alguns livros de história ou de arte,podemos nos deparar com vários gênios loucos,como a poeta americana Anne Sexton (1928-1974) ,que declarou:" "A literatura me pegou pela mão e me salvou da loucura".Ela vivia sendo internada em clínicas psiquiátricas devido a uma grave psicose.

 Muitas pessoas já me caracterizaram como louco", escreveu certa vez Edgar Allan Poe (1809-1849). "Resta saber se a loucura não representa, talvez, a forma mais elevada de inteligência.
Platão acreditava na "loucura divina" como espécie de presente da criatividade.Vincent van Gogh, Paul Gauguin, Lord Byron, Liev Tolstói... Todos célebres gênios com histórico de loucuras e desgraças.

Quando um intelecto superior se une a um temperamento psicopático, criam-se as melhores condições para o surgimento daquele tipo de genialidade efetiva que entra para os livros de história", sentenciava o filósofo e psicólogo americano William James (1842-1910).

Culpa da genética? Destino? O que pensar? 
Renée Descartes que me desculpe,mas "Penso,logo existo"  não é uma boa frase.Deveria ser
" Penso,logo enloqueço". Acredito no ditado popular" Cabeça vazia,oficina do diabo",porque todas as maiores invenções geniais ajudaram e muito o homem,mas são elas que irão assasinalo.
Com a era do computador veio a evolução e o aumento da obesidade,doenças cardíacas e sedentarismo.
As brincadeiras  ao ar livre foram substituídas pelos videogames e seus jogos violentos, o que levou á morte muitos jovens,provavelmente com algum transtorno mental a acreditarem que seriam respeitados e lembrados se morressem como o personagem do game.
Com a evolução vieram as doenças de laborátorio e suas mutações.
Os vírus estão cada vez mais resistentes por causa das nuvens de  poluição causada pela tecnologia.E mesmo em épocas de grandes tsunamis com proporções catastróficas,como o último que ocorreu essa semana na Indonésia,a maioria dos líderes ocidentais ainda diz que não pode diminuir o ritmo de produção das fábricas porque o desenvolvimento não pode parar.  

A pressão por posições,carreira,especialização e tudo que a tecnologia acarreta é tanta,que muitos se suicidam por não conseguir um lugar ao sol no mundo cada vez mais competitivo.A busca insana por evolução deixou de ser utilidade e passou a ter outro nome:condenação.
Muitas pessoas desistem no meio do caminho porque não são consideradas boas o suficiente e realmente passam a acreditar nisso.
Já teve a curiosidade de perguntar ao seu jornaleiro ou a uma garçonete o que estão fazendo ali?
Não se espante se quem te serve ser PHD em Medicina ou algum ex-empresário bem-sucedido que foi descartado no caminho da evolução.

Mais uma vez penso na questão do destino. Será que devemos estar onde devemos estar?
Uma frase tem mesmo o poder de mudar o rumo das nossas vidas? As pessoas encontram-se ao acaso ou é por traçado?
Se eu tivesse conseguido aquilo que queria, o que seria daquela pessoa que me pediu ajuda hoje? Eu não consegui porque aquela pessoa precisava mais de mim do que eu precisava do que eu queria?  
Porque algumas pessoas não buscam as oportunidades porque estas simplesmente vão atrás delas enquanto outras passam a vida tentando encontrá-las,sem sucesso?
Sorte??

Porque que há 10 anos atás as pessoas comiam sem se preocupar em lavar as mãos e  hoje esse ato pode matá-las? As bactérias estavam adormecidas ou foram criadas em laboratório para que as farmácias vendessem mais remédios,criando uma indústria zilhardária?Se for,quem é a mente que está por trás de tudo isso?

Inúmeras perguntas que talvez nunca tenham respostas.A não ser,no dia do Juízo Final.
E isso é algo que todos nós devemos ter certeza de que vai ocorrer.Duvida? Te indico um livro ótimo para você tirar suas conclusões: A Bíblia. 

Nos vemos lá.

Dani



sobre gênios e santos
Curiosidades sobre lesões cerebrais
Genética não é espelho
Cérebro e Comportamento
A genética detemina o Comportamento?
Doenças da modernidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário