terça-feira, 27 de setembro de 2011

Participação na Blogagem Coletiva.Tema:Mulher na Publicidade

Após um tempo afastada do blog, resolvi voltar com um post sobre um tema intrigante e ainda polêmico envolvendo nós,mulheres. O convite para o Blogagem Coletiva, veio de uma ex-colega de faculdade, a querida,inteligente e fofa Silvia Azevedo, que escreve ótimos posts sobre diversos temas, no Uma pitada de cada coisa.

Pois bem, assim que ela passou o tema Mulher na Publicidade,me veio em mente duas celebrities que estão bem em alta.A primeira, é a Beyoncé, ou " Diva do Pop" , e a segunda, é a nova estrela teen da TV, a Heather Morris, mais conhecida do grande público como a líder de torcida  Brittany Pierce, do seriado mais bombado de todos os tempos voltado para o público jovem: Glee. Seguindo a linha sarcástica do Furo MTV, "Você não pode dormir sem saber" aham,posso sim!, ela inclusive já foi dançarina da Beyoncé e conseguiu o papel após participar das excursões e aí uma pessoa da Tv a chamou e blá blá blá.


Não é de hoje, Beyoncé,que,como toda cantora ambiciosa que se preze, adora usar a abusar das formas,diga-se de passagem,voluptuosas, em seus clipes, faz a linha: "posso ser tudo o que você quiser,baby". Ela,que afirma escrever a grande maioria de suas canções,numa hora pode estar cantando o poder de ser uma mulher independente, como quando ainda era integrante do Destiny Chields, no clipe Independent Woman ou pode encarnar uma dona de casa do tipo mulherão, que sooofre mais que a Thalia,em Maria do Bairro .
Num de seus videos mais recentes, Dona B, encarna a típica housewife americana dona de casa riiiiica,meu bem! com ares de Pin Up ,no clipe Why Don´t You Love Me? (Porque você não me ama?). 
O video é basicamente sobre uma mulher do tipo Amélia, aparentemente que, não entende como o amado não a valoriza apesar dela consertar o carro do homem, (como se vê logo de início no clipe),cozinhar,lavar,passar,esfregar o chão e tudo isso maquiada,de modelito sexy e toda trabalhada no saltão.Não bastasse essa dura jornada de trabalho,Dona B ainda encontra tempo pra soltar fumaça pelas ventas,enquanto espera chorosa e toda produzida,o marido sem coração. 

Ela reclama que o marido não liga se ela é inteligente ou não.Ok, tudo bem que isso não deixa de ser uma realidade,em muitos casos. Mas porque então não fazer um clipe com uma Beyoncé cansada e sem produção? Porque sinceramente, eu não acredito que nenhuma mulher,em sã consciência, fique sorrindo enquanto esfrega o chão ou enquanto rala a barriga no tanque e ainda tenha vontade para fazer mômô com um cafajeste como esse! Vamos combinar,né,meu povo? Só se for em um caso de extrema necessidade, porque a mulher tem medo do marido (o que acontece muito) ou um caso de baixa estima.

Ou seja, para resumir,  tudo o que penso ao ver esse clipe é que os executivos amam vender uma imagem da mulher burra-gostosa-muda-escrava porque sabem que homens bobos, cafajestes e covardes sonham em ter uma dessas em casa.

 E essa imagem, quando encarnada por uma boazuda, só ganha força.   


Deixando Dona B de lado, passemos para sua aprendiz loira teen, Heather Morris.Recentemente,ela foi clicada por um badalado fotógrafo, Tyler Shields (clique em cima do nome para ir para o site),conhecido por seus ensaios polêmicos.Uma celebritie que é figurinha fácil no seu site é a Lindsay Lohan, a Lilo,que faz a linha clipe da Shakira : Loca,Loca,Loca



Bom, no ensaio, intitulado  Even Barbie Bruises, no bom português Até a Barbie se Machuca, a atriz encarna uma dona de casa que aparentemente ama levar umas bifas. Vejam por si mesmos.
heather morris black eyeheather morris

Tipo, cara, Para Tudooo!!!! "Isso só pode ser coisa do arrubreado!",como diria o comediante Leandro Hassum. Cara, se "até a Barbie se machuca", então não há esperança para a Jenny,para a Suzy,para Licca e para as Bratz!!! Cortem os pulsos,minha filhas!  O que uma mulher " comum" pensaria? "Meuuu Deus! Se essa garota linda apanha em casa, eu tô ferrada! Será que seu eu vender minha família inteira,meus cachorros,meu papagaio,minha tartaruga para o mercado negro de órgãos eu consigo levantar uma grana pra fazer uma plástica geral? Eu PRE-CI-SO entrar na faca,senão, daqui há uns anos, quando minha barriga e meus peitos se derem as mãos meu marido vai largar de mim!!!" 

Exagero??? Acho que não. Tem gente que leva novela a sério e sai batendo nos atores na rua,imagina então o que faria com umas fotos dessas? Olha a vingança aí embaixo.


Tyler Shields Heather morris
Medo.


Realmente, nós viramos motivo de piada.E pior! Parece que algumas gostam disso. È deprimente e cansativo os constantes apelos das campanhas publicitárias que insistem em vender uma imagem depreciativa da mulher.Raramente nós vemos algum ensaio com mulheres da vida real de uma forma não-depreciativa.
Ora elas são donas de casa mal amadas,ora são prostitutas,ora são madames que gastam pilhas de dinheiro no shopping e depois embarcam num cruzeiro. Cadê o meio-termo?

Onde foram parar as mulheres da vida real que trabalham em casa ou fora de casa, que dão duro para pagar as contas,que ainda sonham com uma formação, que planejam tirar a carteira de motorista,que idealizam um mundo melhor para seus filhos?
 Eu gostaria de ver mais campanhas estreladas por mulheres reais e não com uma "diva" que paga de "mortal".Uma mulher que todo dia,ao se deitar e repassar os fatos da sua vida, é agradecida pelo fato de estar viva,de ter um teto,de ter um prato de comida na mesa, e conclui, que  é uma vencedora. Um verdadeiro milagre 
Fotos Premiadas 20104_003




BJUU!

2 comentários:

  1. Nossa, Dani, você escancarou mesmo! Obrigada por participação da blogagem, em especial sobre esse tema. Acredito que precisamos mesmo refletir a respeito da imagem da mulher, da nossa imagem, na publicidade. Não somos nós lá, mas, principalmente para os "gringos", é como se fôssemos todas iguais, não é verdade?
    Passe lá no meu blog depois e confira as outras postagens da blogagem coletiva! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. OI,Silvinha!

    Ah,nega,quando é pra falar a verdade,tamos aí mesmo.rs Adorei participar do Blogagem e já li algumas matérias.A da Carol Passuelo,sobre a verdade sobre a imagem das mamães foi bem interessante e super concordo com tudo.Realmente, já esgotou a paciência essa forçação de barra da mulher perfeita.affee

    Sempre que tiver um Blogagem,pode chamar que participo com todo prazer.
    Beijo,queridona!

    ResponderExcluir